Prezado Gestor, bem vindo ao sistema de preenchimento do Censo SUAS 2016.
 
Dúvidas: Envie email para vigilanciasocial@mds.gov.br

Bases divulgadas! Clique aqui para baixar as bases
 


Questionários (Impressão PDF): CRAS | CREAS | Centro POP | Centros de Convivência | Centro DIAConselho
Acolhimento Gestão Municipal | Gestão Estadual

Manuais: CRAS | CREAS | Centro POP | Centros de Convivência | Centro DIAConselho
Acolhimento | Gestão Municipal | Gestão Estadual

Orientações Adicionais | SAA | CadSUAS

ATENÇÃO! É importante que, após a digitação do questionário no sistema, o responsável imprima o documento gerado em PDF pelo sistema. Os valores contidos no PDF são a garantia de que os dados informados foram corretamente gravados em nossa base de dados. Confira cuidadosamente as respostas através do PDF gerado a partir das suas respostas. Guarde o referido documento. Não serão aceitas reclamações de municípios que não possuam o PDF gerado pelo sistema. Qualquer divergência nos contatar através do e-mail vigilanciasocial@mds.gov.br.

Questionário

Abertura

Encerramento

Status

CRAS 12 de setembro 4 de novembro

Prazo encerrado

CREAS
Centro POP
Centros de Convivência 26 de setembro 18 de novembro Prazo encerrado
Centro DIA e Similares
Conselhos (municipal e estadual)
Unidades de Acolhimento 10 de outubro 2 de dezembro Prazo encerrado
Gestão Municipal 17 de outubro 2 de dezembro Prazo encerrado
Gestão Estadual 26 de outubro 2 de dezembro Prazo encerrado
Período de Retificação 5 de dezembro 9 de dezembro

 

Recomenda-se que os questionários sempre sejam preenchidos primeiramente em papel. Dessa maneira, assegura-se que no momento de inserir os dados no sistema eletrônico todas as informações necessárias já tenham sido coletadas e validadas pelos responsáveis. Caso o município tenha alguma dúvida e/ou necessite de algum apoio ou esclarecimento sobre o Censo SUAS, ele deverá entrar em contato com a respectiva Secretaria Estadual ou, se necessário, contatar o MDS por meio do e-mail vigilanciasocial@mds.gov.br, ou pelo telefone 0800 707 2003.

Para envio das informações ao MDS, as respostas do questionário devem ser fielmente digitadas no sistema eletrônico. O MDS recebe as informações do Censo SUAS exclusivamente por meio do sistema eletrônico. As informações declaradas pelo agente público nestes questionários possuem Fé Pública e constituem registros administrativos do Sistema Único de Assistência Social. O fornecimento de informações inverídicas sujeita o agente responsável a sansões administrativas, civis e penais, na forma da lei.

 

Atenção!ATENÇÃO! O não preenchimento do Censo SUAS pelo município produz sanções administrativas que
podem levar ao bloqueio de recursos. Fique atento às datas e evite deixar o preenchimento para a última hora. 
 

 

Senha de Acesso para preenchimento do questionário eletrônico
Para preenchimento do questionário eletrônico do Censo SUAS, os responsáveis deverão utilizar o login (CPF) e a senha de acesso aos sistemas da Rede SUAS, ou seja, utilizar mesmos login e senha de acesso ao sistema CadSUAS, devendo possuir o perfil de acesso no SAA conforme o órgão: cadsuas.município ou cadsuas.estado para órgãos gestores municipais ou estaduais, e cadsuas.conselho_municipal ou cadsuas.conselho_estadual para conselhos.  Problemas relativos à senha de acesso poderão ser solucionados pelo telefone 0800 707 2003.

Se não aparecer nenhum campo abaixo para fazer login, favor ir ao início da página
                                     e clicar em "sair" no lado direto da tela.








Plano Brasil Sem Miséria Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação Brasil Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome